Stand Esporão
- Cargo Responsável pelo Dep. Arquitectura
- Equipa Eduardo Aires / Ana Murmur
- Cliente Esporão
- Local Bordeaux . França
- Área 70 m2
- Estado Construído
- Data 2013
- Fotografias Alexandre Delmar
- Vídeo Alexandre Delmar
A PROPOSTA tem como pano de fundo questões como a sustentabilidade, biodiversidade e reciclagem. Em associação com os produtos existentes na natureza e no terroir existente, identificámos nas cepas o elemento orgânico que se constitui como pele do espaços volumétrico a edificar.
Assim sendo, propomos o revestimento de um espaço que contém uma sala de reuniões privada com capacidade para 6 lugares e uma sala com apoio técnico à utilização dos vinhos.
O referido espaço, em formato paralelepipédico, será revestido integralmente com cepas e vimes existentes na HE e na QM, produzindo uma textura, dinâmica (ver imagens anexas) e que remete para o elemento natural mais puro para a produção do vinho: a árvore/arbusto da cepa. A composição será controlada de forma a gerar um espaço livre onde surge a palavra ESPORÃO, tridimensional, em madeira, acompanhado de uma assinatura.
Esta acção repete-se em cada alçado do stand. A montagem decorrerá no estaleiro da Herdade, com o revestimento de todos os painéis a ser efectuado na horizontal e com supervisão de modo a assegurar a continuidade e eficácia construtiva da textura. No espaço remanescente desenvolvem-se vários pólos de reunião, sendo o mobiliário o existente no enoturismo e da autoria do Gonçalo Prudêncio. O vinho, o principal actor, surge em diferentes palcos, tanto na área de reuniões como na área de prova de vinhos