Casa da Nara
- Equipa Ana Campante / Luis Antunes
- Cliente Nara
- Local
- Área Vila Do Conde . Portugal
- Estado Em Projecto
- Data 2011
A CASA DA NARA, OU “CASA MOLDE COM PERNAS”, surge de uma solicitação muito particular e incomum: a construção de uma “casa”, que servisse de espaço de brincar e de estar, para uma criança de 8 anos; para além disso, deveria estar associada a uma árvore do jardim da família, isto é, deveria ser uma “casa na árvore”.
> “casa molde…”
Pretendeu-se que a “casa” fosse de apropriação lúdica, ou seja, que o seu uso fosse um jogo. Para tal, as paredes da “casa” ganham vida, engrossam e acomodam na sua espessura nichos de repouso e mesa de tertúlias. Cadeiras encaixam nas paredes e desaparecem, percebendo-se apenas o contorno das suas cores. Existe ainda uma parede pivotante que serve de plano para teatro de marionetas. Por outro lado, este jogo de “arrumação” dos espaços funcionais e do mobiliário permite a flexibilidade pretendida, deixando livre um espaço central, vazio, para ser usado consoante a criança o desejar. Desenha-se ainda um pequeno espaço exterior em volta da árvore onde, num banco, nos podemos deitar e ler.
> “…com pernas”
Para ser “casa na árvore”, abrigo e refúgio, a casa dever-se-ia elevar do solo. Contudo, tendo em conta a fragilidade da árvore existente, a estrutura de suporte da “casa” teve de ser autoportante (estrutura metálica). Também aqui se pretendeu conferir-lhe um lado lúdico, sendo os pilares irregulares e tratados como “pernas” de uma figura infantil.